a cidade e o urbano

13Oct10

Há um grande desgosto pela cidade, as pessoas não gostam da cidade, não gostam dela, mas não saem de cá. Há uma espécie de incompreensão plasmada na sociedade portuguesa, talvez seja na europeia, uma espécie de ódio pela cidade. As pessoas dizem que não gostam e depois usam.

Até acho que Lisboa é demasiado grande em extensão. Devia densificar-se. As pessoas deviam viver mais juntas para que as coisas acontecessem como nas grandes cidades do mundo. Essa densidade de acontecimentos são justificados pelas pessoas. Se as pessoas viverem na periferia da cidade, nas suas casinhas com os seus cães e carros, não faz sentido nenhum ir abrir um restaurante no Meco porque não vai lá ninguém almoçar e jantar. Mas se as pessoas em vez de viverem em casinhas com quintal, viverem em edifícios grandes na rede urbana como muita gente…

MGD (via Catedrais)

… emergente, genérica, extensiva, dispersa, difusa, descontínua, fragmentada, mosaica, etc: ou ainda, sem qualidades, sem modelo, sem lugares nem limites, de baixa densidade, entre-cidades, ex-úrbia, cidade-outra, edge-city, em suma, do urbano.

… a tradição tecnocrática do ordenamento do território ou do planeamento urbanístico, baseada na concentração de poderes, na confiança na capacidade de previsão e na visão homogeneizada as sociedade-alvo, dá necessariamente lugar a processos de cooperação, de compatibilização, de auscultação e mediação, de assunção da incerteza e consequente aceitação da adaptatividade, ou seja, de graus variáveis de regulação adequados aos níveis de conhecimento e consenso.

in Políticas Urbanas

 

Advertisements


No Responses Yet to “a cidade e o urbano”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: